Bitcoin foi concebido em 2009 como uma alternativa aos métodos de pagamento tradicionais, em linha com uma visão mais futurista sobre como as pessoas irão um dia realizar transacções. A maioria dos utilizadores da Internet que pensam no futuro podem concordar que, graças aos métodos de pagamento online, o dinheiro e as moedas estão em vias de sair. A questão é se a sociedade também se afastará das moedas fiat tradicionais e adoptará soluções globais como o Bitcoin.
Há muitos entusiastas que apoiam as moedas criptográficas para um futuro brilhante. No entanto, as moedas digitais ainda estão muito longe da corrente dominante. Pode ser necessário que indústrias em rápido crescimento, como o sector de eSports, ajudem a disparar o criptograma e encorajem mais pessoas a comprá-lo.
Grande aumento na adopção ao longo do ano passado
A aceitação da Bitcoin tem sido um processo gradual, mas ao longo da sua história tem vindo a aumentar constantemente de valor à medida que mais pessoas têm investido. Nos primeiros dias da década de 2010, foi praticamente inútil. No entanto, à medida que mais empresas de tecnologia começaram a oferecê-lo e que a consciência cresceu, o preço começou a subir drasticamente.
2017 foi um ano enorme para as moedas criptográficas, e foi quando a Bitcoin experimentou o seu primeiro grande espigão. A isto seguiu-se uma enorme queda. Houve um “Inverno Bitcoin” ao longo das últimas fases de 2018 e de todo o ano de 2019. No entanto, em 2020, as moedas criptográficas começaram um ressurgimento e a Bitcoin continuou a bater recordes ao longo de 2021.
Com o Bitcoin actualmente avaliado em mais de 24.000 dólares na altura em que foi escrito, a moeda digital tem claramente muito mais atenção global do que há cinco anos atrás. As investigações mostram que muito mais pessoas começam a acreditar nela também, e houve um enorme aumento na adopção entre 2021 e 2022.
Contudo, a bitcoin ainda tem um longo caminho a percorrer. Segundo a National Casino bonus, 3,8% da população mundial detém actualmente a moeda criptográfica, e existem 460 milhões de endereços BTC contendo pelo menos algum capital. Os números mostram que é mais popular entre os jovens adultos, e 31 por cento dos utilizadores têm entre 18 e 29 anos. Isto poderia sugerir que, nos próximos anos, a moeda criptográfica irá desfrutar de mais investimento das novas gerações que entram nesta demografia. Com estas pessoas adicionadas aos detentores existentes, poderá levar a que o Bitcoin seja quase ubíquo dentro de 20 anos.
Os Fãs de Esportes são uma Demografia Chave para a Adopção de Moeda Criptocópica
Existe uma forte correlação entre o principal grupo etário interessado em Bitcoin e a maior demografia do eSports. Isto é apoiado pela investigação do business.yougov.com, que descobriu que 57% dos fãs de eSports baseados no Reino Unido estão interessados em Bitcoin. O que é ainda mais encorajador é que houve um aumento de 10% entre 2021 e 2022, o que sugere que o fenómeno da moeda criptográfica está a ganhar ritmo.
A indústria dos eSports cresceu a par das moedas criptográficas, tendo passado de uma relativa obscuridade antes de 2010 para uma loucura mundial em 2022. Os dois sectores poderão entrar na corrente dominante nos próximos anos, graças à sua forte compatibilidade com a forma como a Internet está a evoluir no futuro. Por exemplo, é provável que ambos os sectores estejam na vanguarda de mundos de realidade virtual como o metaverso.
O grande aspecto do eSports é que existe uma animada comunidade online de pessoas que seguem os jogos, e está a expandir-se todos os anos. Jogadores e fãs da indústria procuram frequentemente as mesmas notícias e negócios online, o que significa que pode ser o local perfeito para as empresas baseadas na moeda criptográfica darem a conhecer a sua presença.