A Inteligência Artificial (IA) tem tido, sem dúvida, um impacto em diferentes sectores nos últimos anos. Neste artigo, discutiremos alguns dos benefícios da IA para a indústria do jogo e os riscos que pode representar.
Melhoria da experiência dos jogadores
Graças à utilização da IA, estes sítios Web podem servir os jogadores. Os sites de iGaming, como o Mason Slots, utilizam algoritmos que recolhem dados e prevêem o que o utilizador procura ou pode estar interessado.
Ao jogar jogos de mesa e de cartas, a IA pode ajudar os jogadores a tomar decisões mais rapidamente. Analisa os padrões do jogador, os dados do jogo, o comportamento e outros dados valiosos. Com a aprendizagem automática, a decisão pode ser automatizada, reduzindo o tempo que demora a pensar e a mover-se.
Deteção de fraudes e segurança mais rigorosa
Através da IA, os sites de jogos têm sido capazes de detetar e parar rapidamente os batoteiros e as fraudes.
A IA ajuda a seguir e a analisar os comportamentos dos jogadores, identificando assim quando um utilizador está a fazer batota num jogo. Também ajuda a identificar os jogadores que utilizam padrões de apostas proibidos para obter vantagens indevidas. Uma vez identificados, a plataforma pode terminar a sessão de jogo do jogador ou confiscar os seus ganhos.
Os sítios de jogo respeitáveis também utilizam sistemas de segurança de IA, como a tecnologia de encriptação SSL. Esta tecnologia evita fraudes, pirataria informática e perda de dados dos utilizadores para terceiros. Os jogadores também podem ter a certeza de que o seu dinheiro e os seus dados pessoais estão seguros.
Com esta tecnologia, os sites de jogos protegem-se contra ciberataques e o potencial sequestro de dados sensíveis durante as transacções financeiras.
Melhoria do Serviço ao Cliente
Em qualquer site de jogo, um apoio ao cliente eficiente é crucial para proporcionar uma experiência agradável aos utilizadores. Os operadores de jogos devem ser capazes de proporcionar um acesso fácil e uma resposta rápida. Para o efeito, as principais plataformas de jogo utilizam chatbots com IA. Os jogadores podem obter respostas a perguntas sem terem de conversar com um agente humano. Também reduz o tempo de espera dos jogadores.
Além disso, as empresas de jogos podem reduzir os custos operacionais, uma vez que podem não necessitar de muitos agentes humanos. De facto, setenta e oito por cento das empresas em todo o mundo estão a utilizar a inteligência artificial para oferecer apoio ao cliente.
Além disso, a recente melhoria e popularidade da IA generativa pode ter um impacto sério na indústria. Um bom exemplo é o ChatGPT da OpenAI.
A ferramenta de processamento de linguagem pode responder a quase todas as perguntas. Isto significa que ainda mais empresas vão abandonar os métodos de apoio tradicionais para utilizar a IA.