Altas temperaturas, nuvens de pó e risco de incêndio para Portugal

Trinta municípios nos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro estão hoje em risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA também colocou mais de 50 municípios em Faro, Beja, Lisboa, Santarém, Leiria, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Vila Real, Viseu e Bragança em alto risco.

O risco de incêndio permanecerá elevado em algumas regiões do país até, pelo menos, segunda-feira devido à previsão de tempo quente.

Temperaturas elevadas

O IPMA prevê desde hoje até domingo tempo quente em Portugal Continental, aumentando o risco de incêndio, com as temperaturas mais elevadas previstas para o interior do Norte e Centro e no Algarve.
Numa declaração, o Instituto disse que o tempo nos próximos dias será condicionado por uma massa de ar quente associada a uma corrente sul, resultando num aumento gradual da temperatura entre hoje e sábado.

Nuvens de poeira

“Esta circulação também transportará poeira do Norte de África, a níveis médios e altos da troposfera, o que deverá afectar o território nos dias 20 e 21 [sexta-feira e sábado], com a possibilidade de visibilidade reduzida”, adverte o IPMA

O sábado será, segundo o IPMA, o dia mais quente, com temperaturas que variam entre 25 e 35 graus Celsius na maior parte do território e, ocasionalmente, valores de 35 a 38 graus podem ser atingidos nas regiões dos vales do Guadiana, Tejo e Douro.

De acordo com o IPMA, estes valores de temperatura estão acima do normal para esta época do ano.

No domingo, a previsão aponta para uma descida significativa da temperatura máxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *